sexta-feira, 27 de julho de 2007

Glasses

E, quando você achar os óculos certos, leve-os consigo. Não pense se eles combinaram com você momentaneamente, se são capazes de te cegar em certos ambientes ou se, no futuro, poderão causar algum desconforto ou machucado. Quando você encontrar o par de lentes perfeito - eu tenho certeza - não vai querer olhar os demais. Tanto faz se o modelo escolhido não está na moda, o que importa é o seu conforto, a sua confiança.
Por mais tosco que pareça, se eu tivesse que temer algum objeto (caso este ganhasse vida, memórias e voz), com certeza temeria os retângulos pretos que me protegem da tal da miopia. Os óculos sabem de tudo. Te acompanham da cama ao banheiro, escutam todas as suas conversas, suspiros, percebem suas caretas mais discretas, sua acne, sabem o que você comeu, onde foi, com quem e, se depender, até "por que".
Por isso que eu penso que é preciso bastante cuidado, ainda que eu acredite que o processo de escolha tenha de ser bastante espontâneo. Querendo ou não, os óculos se tornarão seus eternos companheiros. Dependerão dos seus cuidados, ainda que você "não viva" sem eles. No início são um estorvo, depois se tornam amigáveis, simpáticos, se tornam parte da sua fisionomia. E até ajudam, em alguns casos, a disfarçar problemas de beleza.
Num planeta onde a tendência é ser lupa, ser capaz de representar não um, mas dois olhos - sem necessitar que um deles se feche, torna-se quase uma dádiva. Encontrar o encaixe perfeito, ser capaz de transparecer todo o conteúdo de uma pessoa - com um simples gesto... esses objetos podem ser realmente a chave para a humanidade.
Seja transparente e, ainda assim, leve. Mostre que sujeira se desfaz, com água e sabão, e que você está disposto a focalizar a mente de outras pessoas em coisas realmente relevantes. Faça-as se destacarem diante do resto, com cores, formas, tamanhos.
Óculos queridos não são jamais esquecidos, ainda que facilmente trocados. Muita gente tem medo de lentes espelhadas, que refletem o que não quer ser presenciado. Existem óculos delicados, largos, extravagantes, escuros. Trata-se de gosto pessoal, do que cada um quer para si próprio. Porque os óculos não são nada mais ou nada menos que uma extensão do seu corpo, algo que te complementa.
Prepare-se para encontrar alguém com quem você quer realmente dividir tudo. E não, não deixe essa pessoa se perder em outros olhos. Lupas estão por toda a parte, basta queixar-se de algumas dificuldades que elas aparecem, com neutralidade e indiferença. Você precisa de alguém que te dê confiança.



Nenhum comentário: